Quando temos entusiasmo
estamos sintonizados com nossa intuição e harmonizados com nossa programação
básica.
Poder +
Querer + Dever
CÓDIGO DA ROBÓTICA
·
Um robô QUER
obedecer às ordens que lhe sejam dadas por seres humanos, exceto nos casos em
que isso contrarie a primeira lei.
·
Um robô DEVE
proteger sua própria existência, desde que tal proteção não entre em conflito
com a primeira e a segunda lei.
MANUAL DE ROBÓTICA
Isaac Asimov
Isaac Asimov
CÓDIGO DO COMPORTAMENTO HUMANO
·
Um ser humano PODE estimular a Motivação e o Entusiasmo
de outros, desde que tal ação não entre em conflito com a terceira e a segunda
lei.
·
Um ser humano QUER seguir a sua Motivação, exceto nos
casos em que isso contrarie a terceira lei.
·
Um ser humano NÃO DEVE ignorar o seu Entusiasmo ou, por
omissão, sucumbir ao Medo ou a Utopia.
LIVRO
SAGRADO DA HUMANIDADE
Alguém deveria ter escrito
Alguém deveria ter escrito
Não nos foi dado o dom de
ensinar, apenas o de aprender!
Essa afirmação suscita muitas dúvidas, não? Afinal, de que se
ocupam os professores?
Bem, para esclarecer essa questão precisamos usar um pouco
de imaginação.
Uma sala de aula, o melhor mestre de filosofia disponível,
porém, ao invés de pessoas, estão assistindo a essa aula apenas robôs.
Os robôs, mesmo os mais avançados, não conseguiriam entender
nada! Óbvio!
Mas, alguém perguntaria, e quando os robôs forem muito mais
avançados?
Para essa questão podemos recorrer às experiências que vem
sendo feitas nesse campo há mais de 40 anos e que, até agora, não apresentam progresso
significativo.
Sempre que acompanhamos uma entrevista ou documentário
mostrando os cientistas envolvidos na tarefa de construir e “ensinar” robôs
“inteligentes”, ouvimos a mesma ladainha: “ainda não conseguimos estabelecer um
diálogo efetivo com a máquina porque ela só consegue captar alguns aspectos da
comunicação humana, assim que dotarmos esses aparelhos com outros sensores e
outras programações então...”.
Ora, o pensamento complexo já demonstrou que somos capazes
de mais do que interpretar informações codificadas, expressões, contextos etc.,
temos na verdade um contato com o universo infinito que estava em nós antes
mesmo de nascermos, somos capazes de sutilezas inexplicáveis. Caso não
concorde, tente explicar porque sente vontade de chorar ao ouvir uma música, ou
leveza ao ler um poema.

Só aprende quem, antes de tudo, tem Motivação &
Entusiasmo para aprender, não só por ser dotado dos recursos necessários, mas
por estar com disposição para aprender. Na verdade não ensinamos de fato, só
podemos criar, através da intensidade no relacionamento com o grupo, ambientes
propícios ao aprendizado, sem nunca esquecer nossas próprias emoções.
[1]
Vem do Latim ENTHUSIASMUS, do Grego
ENTHOUSIASMOS, “inspiração divina”, do verbo ENTHOUSIAZEIN, “estar inspirado ou
possuído por um deus, estar em êxtase”, de ENTHEOS, “divinamente inspirado,
possessão por um deus”, formada por IN-, “em”, + THEOS, “deus”.
Fico pensando se o robô ou Inteligência Artificial existisse há mais tempo poderiam ter inventado o automóvel o avião ou a maioria das tecnologias existentes com o adicional que seguindo as leis da robótica o homem estaria mais bem protegido. Por outro lado conforme você mesmo escreveu há coisas que o robô não poderia criar. Coisas que envolvem o transcendental, como nas artes em geral.
ResponderExcluirSó quando (e se, um grande SE) conseguirem descobrir o segredo da vida pode ser que consigam algo artificial que transcenda como nós!
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