Realismo Fantástico

15/06/2019

Não, não se trata de um artigo sobre Gabriel Garcia Márquez ou Isabel Allende!

Quero apenas manifestar minha percepção sobre o momento atual.

Quando estamos alistados e embarcados em alguma missão tudo parece muito claro e real, mas basta pular no mar, não como suicida ou desertor, mas como um espírito se libertando de "verdades" suspeitas, para que aquilo que até um momento antes parecia claro e real se mostre realmente fantástico.

Assim vejo petistas e olavistas (Boçalnaro é apenas um instrumento): como seres fantásticos esgrimindo armas de faz de conta.

Com uma postura inexplicavelmente belicosa tendem a se ofender com qualquer chiste ou observação que julguem contrárias a suas crenças ou a seus ídolos. Nesse aspecto são idênticos entre si.

E eu? Ainda que tentando olhar pelo buraco da fechadura, estou irremediavelmente envolvido com a realidade e, obviamente, com minhas tendências ideológicas!

Posso afirmar que estou muito tranquilo, ao contrário dos esgrimistas acima citados, certo de que faremos o certo, ainda que por linhas tortas. Não é de hoje que aprendi que sonhos muito desejados podem virar pesadelos ao se realizar e desastres pavorosos eventualmente se mostram positivos a longo prazo.

Bem, o otimismo está longe de ser lógico ou sensato, alguém poderá dizer que é apenas um mecanismo psicológico para evitar a loucura.

Pode ser, mas sem dúvida é uma forma mais construtiva de fantasia.

Tenho a sorte - ou seria a competência? Quem sabe como cheguei até aqui? - de ter nascido em uma sociedade otimista por natureza e não posso crer que esses alienígenas irão mudar essa realidade (fantástica?).



Deus se diverte realizando os desejos dos homens e o diabo fica triste quando o homem se decepciona!