Expulsos do Paraíso:  A SAGA
Tudo é possível, inclusive Nada!


O Super Espiritismo

08/10/2014
Começo com a grande dúvida da humanidade – embora ninguém esteja de fato preocupado com ela:
“Ao infinito e além...” – Buzz Lightyear, ou  
“Não saio de mim nem pra pescar...” – Manoel de Barros
Estamos vivendo uma nova expulsão do Paraíso, aliás, nestes dois últimos séculos, vivemos essa crise a cada 25, 30 anos. Ponto de mutação atrás de ponto de mutação. Afinal aonde queremos ir?
O mito original diz: “Mas da árvore do conhecimento do bem e do mal, dela não comerás;” - Gênesis 2:17.
Sempre que estamos muito próximos de desvendar as leis fundamentais da natureza, alguma descoberta nos tira a resposta das mãos, como se Deus estivesse brincando com a gente.
O documentário Particle Fever (clique para ver o filme), mostra o último momento desse tipo, ocorrido a pouco mais de um ano.
Mas, o que queremos? As questões consideradas fundamentais pela humanidade nunca fazem parte das preocupações das pessoas comuns. Por quê?
O fato é que, como uma das pesquisadoras do CERN, Fabiola Gianotti, cita Dante, que no seu “Inferno”, diz: “non siete nati per vivere come bruti, ma per praticare la virtù e apprendere la conoscenza.” não nascestes para viverem como bestas, mas para praticar a virtude e aprender o conhecimento”.
Lindo, não? Para a espécie, para o gene egoísta, sem dúvida, mas e para cada um de nós? Afinal esse objetivo exige determinação, coragem e desprendimento. Estamos dispostos?
Esse é o verdadeiro dilema da humanidade: a transcendência versus a sobrevivência. Como indivíduo, tenho a minha sobrevivência como prioridade, mas como parte da humanidade, persigo obsessivamente sonhos impossíveis.
Vendo o documentário, que mostra os dramas pessoais dos pesquisadores que viveram 20, 30 e até 40 anos esperando os resultados desse experimento e, quando finalmente eles aparecem, vêem frustradas suas expectativas, é inevitável a comparação com religião.
A diferença entre os pesquisadores do CERN e os espíritas é o orçamento do "Centro" deles.
São verdadeiros Super Espíritas e a Física das Partículas (que não podem ser consideradas partículas, mas apenas 'entes' idealizados por matemáticos, cuja massa pode ser inferida de alguns experimentos altamente indiretos) é comparável a um Super Espiritismo.