CacComXotCuz

Ópera Bufa CacComXotCuz
Libreto

Afinal, a história continua!

02/03/2014

Naqoyqatsi: Life as War

Naqoyqatsi, também conhecido como Naqoyqatsi: Life as War é um documentário americano lançado em 2002, dirigido por Godfrey Reggio, com trilha sonora do compositor Philip Glass, e com trechos executados pelo violoncelista Yo-Yo Ma.
É o último filme da trilogia Qatsi, que é composta juntamente com os documentários Koyaanisqatsi (1983) e Powaqqatsi (1988). O primeiro aborda principalmente o hemisfério norte, o segundo o sul e países asiáticos, ficando com este terceiro a grandiosidade de abordar o planeta como um todo, conectado, globalizado, mergulhado na tecnologia que encurta distâncias e acelera processos de destruição devido ao seu mau uso.
Naqoyqatsi é uma expressão da língua Hopi que significa "a vida como uma guerra" ou "a guerra como um meio de vida". Também há uma sugestão de interpretação como "VIOLÊNCIA CIVILIZADA".

Previously in DeMimPro6:
...
Voltando aos protestos, proponho uma especulação antropológica:     

Será que agimos de acordo com emanações hormonais e psicológicas que, de tempos em tempos, entram em ressonância na sociedade, induzindo à busca coletiva de motivos para protestar?
Se assim for, sorte de quem viver um desses momentos ao mesmo tempo em que existir um objetivo real, claro e vencível, porque aos demais, prevalecendo a hipótese antropológica ou não, restará a frustração de ver “lideranças” oportunistas se apropriarem de sua energia e a canalizarem para objetivos nem sempre coerentes com os seus anseios.
Os black bloc tem história:
Para os romanos, os cristãos.
Para os cristãos, os “hereges”.
Para o papa Alexandre VI, Girolamo Savonarola, frei dominicano de Florença e um dos que mais se aproxima do movimento atual, era contra tudo e contra todos e tinha um modus operandi similar, queimando livros, destruindo propriedades, aliciando jovens para cruzadas contra os “depravados” e “corruptos”.



A melhor teoria sobre isso é do Team America

Segundo um dos personagens do filme existem três tipos de pessoas:
- Cacetes [o próprio Team, estereótipo do americano xerife do mundo e guardião da democracia]
- Xotas [os iludidos por ideais de harmonia e paz, normalmente aliciados pelo 3º tipo] e
- Cuzões [os oportunistas que se aproveitam das Xotas para cagar em todo mundo]






Extras

Team America: World Police, é um filme de comédia de ação lançado em 2004, escrito por Trey Parker, Matt Stone e Pam Brady e dirigido por Parker, os quais também são conhecidos por ser criadores da popular série televisiva de animação South Park. O filme conta com um elenco composto de marionetes. Team America se concentra em uma equipe fictícia de policiais conhecido como "Team America: World Police", que tentam salvar o mundo de uma conspiração terrorista violenta, liderada por Kim Jong-il.
O uso de marionetes, em vez de atores, em um filme de ação é uma referência ao Thunderbirds, um popular programa de televisão britânico dos anos '60, embora Stone e Parker não sejam fãs desse show. A dupla trabalhou no roteiro com o ex-escritor de South Park Pam Brady por quase dois anos.
O filme foi lançado nos Estados Unidos em 15 de Outubro de 2004 e recebeu críticas positivas. Team America arrecadou mais de 51 milhões de dólares em todo o mundo.
Team America é uma equipe policial dos Estados Unidos que age em âmbito mundial, com a missão de proteger o planeta de ameaças e garantir sua estabilidade. Ao descobrir que um perigoso ditador está armazenando armas em seu país, uma equipe do Team America é enviada para combatê-lo. Entre eles está Gary Johnston, um astro da Broadway que recebe a missão de usar seus talentos dramáticos para combater a ameaça.
Lançado apenas 3 anos após o “11 de setembro” é uma sátira autocrítica da visão policialesca do Estados Unidos perante o resto do mundo, mostrando uma face extremamente beligerante e arrogante dos líderes americanos e a paranoia terrorista instalada após o atentado mais espetacular da história.


 













George ‘Joe’ Bush





Gary e Spottswoode

Branco, nômade, usurpador, conquistador, imaginador (imagina acordado, com fome ou com sede ou com desejos, ansiedades, angústias, sensações etc.) – conflitos destrutivos, obsessão pelo poder.


Interpretação
Tupiniquim
Ubirajara (senhor da lança – Cacete)

Juraci          (aquele que fala o bem – Xota)


Vermelho, sedentário, filho da terra, conservador, sonhador (sonha dormindo, em ligação com o ‘mistério’, com o corpo saciado, em repouso) – confrontos fortalecedores, devoção ao sagrado.

Juraci: As xota são as mãe, os Pajé, os que sabe falá com ancestral. Os cacete são os guerreiro, eles respeita muito as xota porque é pra elas que os cacete pede conselho antes de fazê qualquer coisa.
O Pajé é que os cacete ‘tudo’ vai consultá sempre. Eles até dorme junto pra sonhá e recebê os conselho dos ‘ancestral’ pra poder decidir melhor.
Cuzão num tem na taba, porque quando curumim, ainda de pequeno, faz bestêra ou num tem cabeça boa, é largado no mato para pensar um tempo. Quando eles quer voltá, eles tem que pedir pro Pajé e o Pajé vai dormí, sonhá e decidí se eles pode voltá ou tem que ficá ainda mais um tempo no mato.
Spottswoode: Xotas acham que todo mundo pode se entender,
Juraci: Mas, si num fô assim a vida fica muito chata, num é mesmo?
Ubirajara: Agora, quando alguém não se entende com outro, tem que disputá no braço ou em outro tipo de jogo até um dos dois vencê, aí o outro se conforma e deixa disputa de lado, com o rabo entre as perna!
Spottswoode: mas as xotas não gostam de cacetes por que são fodidas pelos cacetes,
Juraci: Aqui na aldeia as xota gosta muito de ser furunfada pelos cacete...
Ubirajara: ... e nós gosta muito de furunfá!
Juraci: Porque furunfá é só furunfá mesmo e é bom pros dois.
Spottswoode: mas cacetes também fodem os cuzões. Cuzões que só querem cagar em tudo. As xotas acham que podem lidar com os cuzões do seu jeito, mas a única coisa que consegue foder um cuzão é um cacete.

O problema com os cacetes é que às vezes eles fodem demais ou fodem quando não devem e é preciso uma xota para ver isso, só que, às vezes, as xotas ficam tão cheias de merda que também se transformam em cuzões, porque às xotas estão pertinho dos cuzões. Portanto se os cacetes não fodessem os cuzões, as xotas e os cacetes ficariam cobertos de merda.
Juraci: Povo cumplicado, né mesmo Bira? Eles deixa o bicho crescê só pra depois tê que matá ele...
Ubirajara: Ô Jura! É melhor nóis ficá bem longe desse povo maluco, viu! Acho que isso pega qui nem sarna...





Empresas GYPSY - o mundo está acordando?

Desde a publicação do texto "Empresas GYPSY" apareceram alguns artigos sobre a assunto na imprensa especializada. Achei este da "VOCÊ RH" muito interessante: Artigo
O link é da minha pasta "Dropbox" e é seguro!